Alicerçado nos princípios orientadores referidos, o ONAT propõe-se alcançar um conjunto vasto de objetivos interligados entre si, nomeadamente:

  1. Organizar procedimentos metodológicos que possam ser utilizados eficazmente na recolha de informação sobre o estado e a evolução das atividades de animação turística;
  2. Criar um sistema de recolha sistemática de informação sobre as atividades de animação turística, nas diversas áreas de intervenção, de acordo com o sistema de categorização que consta no RNAAT;
  3. Auscultar as entidades representativas do setor relativamente aos temas e às questões relevantes que carecem de uma investigação sistemática.
  4. Monitorizar as atividades de animação turística, auscultando os agentes do setor, organizados sob a forma de painel de peritos.
  5. Desenvolver uma plataforma digital de organização e difusão de informação, a qual deverá – a prazo – constituir-se como a principal fonte de informação do setor da animação turística.
  6. Disponibilizar atempadamente a informação recolhida e devidamente tratada, apresentada sob a forma de relatório, aos agentes do setor.
  7. Contribuir para o aumento da competitividade do setor da animação turística fornecendo aos decisores, quer da administração pública central e local, quer do setor privado, a informação relevante para as respetivas tomadas de decisão no domínio da animação turística.
  8. Proporcionar uma plataforma de diálogo e discussão entre diferentes atores da animação turística (empresas e demais entidades públicas e privadas).